domingo, 28 de Abril de 2024  21:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-04-2014

Aveiro: Faleceu pintor, escultor, escritor e cineasta Vasco Branco.


Faleceu um dos nomes grandes da cultura aveirense. Vasco Branco notabilizou-se como pintor, escultor, escritor e cineasta. “Aos 95 anos ...

Faleceu um dos nomes grandes da cultura aveirense. Vasco Branco notabilizou-se como pintor, escultor, escritor e cineasta. “Aos 95 anos o Dr. Vasco Branco deixa-nos um exemplo de distinto aveirense e uma obra inigualável”, salienta a autarquia em comunicado.

“O reconhecimento do trabalho que o Dr. Vasco Branco desenvolveu encontra-se no prestígio e na diversidade de prémios atribuídos em Portugal e no estrangeiro. Entre o final dos anos 50 e os anos 80 foi galardoado com quase todas as distinções cinematográficas portuguesas.

Os seus filmes obtiveram prémios em cidades de todos os continentes: Paris, Salzburgo, Cannes, Corunha, Lobito, Newark, Cristchurch e Hiroshima. Na literatura destacam-se o Prémio Antero de Quental, em 1964, e o Prémio Associação Portuguesa de Escritores e Secretaria de Estado da Cultura, em 1979”.

Apaixonado pela cidade, Vasco Branco retratou as paisagens e a história de Aveiro em livros e filmes sobre a cidade e em painéis de azulejos que emolduram locais nobres da urbe como o Mural da Praça da República e o da passagem desnivelada de Esgueira.

No dia 12 de Maio 1993, Vasco Branco foi galardoado com a Medalha de Prata da Cidade numa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Aveiro. A 17 de maio de 2007 a Comissão de Toponímia decidiu propor a atribuição à avenida entre o viaduto da estação de caminho-de-ferro e a rotunda da Policlínica o nome de “Avenida Dr. Vasco Branco. Emérito Aveirense”. A proposta de perpetuar a memória pública do Dr. Vasco Branco foi deliberada na Reunião de Câmara de 11 de junho de 2007.

Vasco Branco foi sócio fundador do grupo AveiroArte, fundou o Cineclube de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®